Seres Vivos

Reino Monera: o que é, características, classificação – Resumo

Monera é um reino da biologia que compreende procariontes, que são organismos unicelulares que não têm núcleo verdadeiro. Monera é o grupo mais antigo de organismos na Terra, bem como o mais numeroso.

Neste reino, os organismos têm DNA nu que forma um aglomerado chamado nucleoide, como mostrado abaixo, enquanto os organismos de todos os outros reinos possuem DNA contido em um núcleo. Como os Monera são procariontes, como as bactérias, eles não possuem organelas ligadas à membrana.

Eles também são microscópicos e geralmente vivem em ambientes úmidos. Por exemplo, podemos encontrar Monera dentro de corpos de animais e plantas e em fontes termais. Note que o termo Monera não é mais usado por muitos cientistas, porque eles descobriram que os dois grupos que compõem este reino, archaea e bactérias, não estão tão intimamente relacionados como se pensava. Pelo contrário, archaea estão mais próximos dos eucariotos do que das bactérias.

Gram positive cocci
Microrao, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Características dos Monera

Alguns moneras são autotróficos, fabricando seus próprios alimentos através de quimiossíntese, como bactérias nitrificantes no ciclo do nitrogênio , ou através da fotossíntese , como as bactérias roxas do enxofre.

Outros são heterotróficos, existindo como decompositores saprófitos que se alimentam de matéria orgânica morta encontrada no solo, ou como bactérias parasitas que adquirem alimentos de um hospedeiro vivo, geralmente causando danos no processo.

Célula procarionte

Célula procarionte

Organismos no reino Monera podem ter diferentes meios de mobilidade, como o movimento usando os flagelos, como no diagrama acima, para se impulsionar através de líquidos, filamentos axiais para girar ou secretando lodo para deslizar.

A maioria dos organismos do reino Monera se reproduz assexuadamente por meio da fissão binária , que não permite muita diversidade genética, uma vez que cada célula-filha produzida recebe informação genética idêntica à dos pais.

Certos organismos no reino de Monera podem se cercar de uma cápsula como meio de defesa contra condições e ameaças adversas, como a fagocitose por células brancas do sangue e a dessecação. A célula fica revestida e parcialmente desidratada, transformando-se em um endósporo, que é uma fase dormente. Quando as condições se tornam favoráveis ​​novamente, o endósporo volta a ser uma célula ativa.

Subdomínios de Monera

Eubactérias

“Eu-“ como prefixo significa “verdadeiro”, eubactéria é o sub-reino que inclui as bactérias típicas com as quais a maioria de nós está familiarizada, como E. coli.

Archeobacteria

Inclui extremófilos que podem tolerar ambientes agressivos, como altas temperaturas, alta acidez e ausência de oxigênio.

201208 Cyanobacteria
DBCLS 統合TV, CC BY 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/4.0>, via Wikimedia Commons

Esses organismos incluem termófilos, ou organismos amantes do calor que podem existir em lugares como aberturas vulcânicas; metanogênicos, que podem existir em ambientes anóxicos e produzir gás metano como subproduto metabólico; e halófilos, ou organismos amantes do sal que podem existir em lugares onde os níveis de salinidade são incrivelmente altos.

Cianobactéria

As cianobactérias, ou algas verde-azuladas, são bactérias fotossintéticas. Suas células contêm pigmentos como clorofila, carotenoides e ficobilinas. As cianobactérias são de natureza aquática e faziam parte do Reino Plantae, mas cientistas descobriram que são procariontes. Sendo organismos fotossintéticos, são importantes produtores de oxigênio, embora alguns deles produzam neurotoxinas que podem prejudicar a vida aquática.

Como os Moneras Beneficiam Outros Organismos

As bactérias enriquecem o solo e são muito importantes no ciclo do nitrogênio, essencial para a sobrevivência das plantas. Eles também são úteis para nós na maneira como são importantes na produção de alguns alimentos, como queijo e vinagre, e usados ​​na produção de alguns antibióticos.

Metanogênicos também desempenham um papel significativo em nossas vidas, pois são usados ​​no tratamento de esgoto. Finalmente, as archaerbacterias, como um todo, apoiam os ecossistemas em habitats com condições extremas, uma vez que muitos organismos dependem deles como fonte de alimento.

Monera do Reino

  • Exemplos:bactérias , algas azuis-verdes (cianobactérias)
  • Muito pequeno em tamanho (cerca de 1 micrômetro)
  • Procariótico– O material genético (DNA) não está contido em uma membrana nuclear distinta.
  • As formas das células podem ser redondas ( coccus, por exemplo, na infecção estreptocócica na garganta), em forma de bastonete ( bacilo, por exemplo, Escherichia coli, que normalmente vive no intestino humano) ou em forma de espiral ( spirillus, por exemplo, na cólera).
  • As bactérias cocais podem ser dispostas em filas ( estreptococos,por exemplo, em estreptococos) ou em grupos ( estafilococos, por exemplo, em estafilococos).
  • Algumas das bactérias em forma de bastão ou espiral podem se mover por meio de um chicote como flagelo(plural: flagelos)
  • A parede celular não é feita do mesmo produto químico que as paredes celulares das plantas. Os Moneras podem ser identificados se suas paredes celulares podem ser coradas ou não por uma coloração de Gram. No caso de bactérias causadoras de doenças, isso é vantajoso na rápida identificação de prescrever antibióticos apropriados.
  • Muitos podem sobreviver a condições desfavoráveis, como extrema secura ou calor, produzindo uma camada extra de esporos.
  • A maioria se reproduz assexuadamente por fissão binária aproximadamente a cada 20 minutos. A bactéria duplica seu material genético (DNA) e depois se divide em duas células menores.
  • Alguns são autotróficos, ou seja, produzem seus próprios nutrientes da luz solar (fotossintética), do enxofre ou do ferro (quimiossintético).
  • Alguns são heterotróficos, isto é, obtêm seus nutrientes absorvendo-os de outros organismos vivos (por exemplo, bactérias causadoras de doenças ou patogênicas que produzem toxinas ).
  • Alguns requerem oxigênio para viver ( aeróbico) e outros não ( anaeróbico ).
  • Alguns são nocivos (por exemplo, bactérias causadoras de doenças ou patogênicas), e alguns são úteis (por exemplo, bactérias em decomposição que apodrecem matéria morta para reciclar nutrientes no solo).
  • A pasteurização envolve aquecer o leite a mais de 60 ° C (quando a proteína coagula) e depois resfriá-lo rapidamente.

Termos de Biologia Relacionados

  • Endossimbionte– Um organismo que existe dentro das células ou o corpo de outro organismo, o hospedeiro.
  • Eucariontes– Organismos cujas células contêm um núcleo que abriga sua informação genética.
  • Gênero– Uma posição taxonômica na classificação de organismos encontrada acima da espécie e abaixo da família.
  • Nucléolo– Uma pequena estrutura onde ocorre a montagem do ribossoma dentro de um núcleo.

Assuntos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios para nosso site para continuar navegando.