Desenhar é o bicho: Peixe-Palhaço Picasso!

Desenhar é o bicho: Peixe-Palhaço Picasso!

0 8013

Por Vanessa Valentini

Ilustração: Vanessa Valentini (Bióloga e ilustradora)

“A harmonia oculta é melhor do que a óbvia”.

(Pablo Picasso)

A frase dita pelo pintor, escultor, ceramista, artista gráfico, cenógrafo, poeta e dramaturgo espanhol, Pablo Picasso, mostra um pouco da arte deste co-fundador do Cubismo, movimento que tem como caraterísticas a renúncia à perspectiva, a ausência do claro/escuro, a presença de formas geométricas e o uso das cores para dar a ideia de profundidade. Assim, o que a primeira vista tem um aspecto confuso, com uma maior análise, torna-se harmonioso e nítido.

A sensação provocada pelas obras de Picasso é similar a gerada pelas listras do Peixe-Palhaço Picasso (nome oficial dado pela empresa de aquicultura ORA, Oceanos, Recifes e Aquários), as quais parecem ter sido pintadas pelo próprio artista. Este peixe de, aproximadamente, 11 cm, na realidade, trata-se de uma variação do Peixe-Palhaço-Laranja (o mais comum), assemelhando-se a ele pela cor laranja brilhante do corpo e pelas listras brancas de espessura variável. Porém, o contorno e a distribuição destas é bem diferente e são combinadas com algumas manchas pretas.

Ocorre, naturalmente, no Oceano Pacífico, nas imediações das Ilhas Salomão e na Papua-Nova Guiné.

“ Variações do Peixe-Palhaço ”   

(Fonte: http://glassboxdesign.com  )1

O Peixe-Palhaço Picasso, Amphiprion percula, vive em águas quentes entre 25-28 ºC de temperatura e de até 12m de profundidade.

 Apresenta relações simbióticas (relação vantajosa entre dois ou mais organismos) com a anêmona do mar. A anêmona faz parte do filo dos Cnidários, ela possui um tipo de célula, os cnidócitos, que contém no seu interior o nematocisto, um arpão de pequeniníssima dimensão associado a uma cápsula que contém substâncias tóxicas. Em caso de defesa ou para capturar presas, esse arpão é disparado injetando o veneno contido na cápsula.

O Peixe-Palhaço, em geral, é imune às toxinas dos tentáculos, devido ao muco espesso que o recobre, desse modo, pode refugiar-se entre eles. Além disso, o Peixe-Palhaço defende a anêmona de peixes que se alimentam de seus tentáculos, sendo isto vantajoso para a anêmona.

 ” Peixes-Palhaços Picasso e anêmona”   

(Fonte: http://www.reef2reef.com)2

O Peixe-Palhaço Picasso alimenta-se, principalmente, de zooplâncton, como copépodes (pequeno crustáceo) e de poliquetas (anelídeo marinho). Pode, também, consumir algas do recife de coral ou restos de alimentos que tenham ficado presos em sua anêmona. Este peixe costuma levar grandes pedaços de comida para sua anêmona, provavelmente, para armazená-los. No entanto, a anêmona devora o alimento ali presente na maioria dos casos.

A alimentação é afetada pela hierarquia dos cardumes. Os menores peixes são dominados pelos maiores, que são mais agressivos. Desta maneira, os menores têm que competir com os maiores por recursos e acabam por comer menos que os últimos, o que causa a redução de sua energia, bem como  o aumento do perigo que enfrentam quando saem de sua anêmona, uma vez que são alvos mais fáceis devido ao seu tamanho reduzido.

” Exemplo de cardume com hierarquia- “Big Mama” é a fêmea dominante e “Big Boy” o maior macho”   

(Fonte: http://www.captivereefs.com )3 

Os casais de Peixe-Palhaço Picasso passam a vida toda juntos, morando na mesma anêmona. Todos os Peixes-Palhaços nascem machos, mas, quando uma fêmea do grupo morre podem, eventualmente, mudar de sexo. Afim de garantir a preservação da espécie, as glândulas do corpo do peixe passam a trabalhar de forma diferente e o animal troca de sexo. Quando isso acontece, a fêmea passa a dominar um grupo de machos.

Não há muitos dados sobre a sua reprodução. Todavia, comportamentos semelhantes ao longo de diferentes cardumes foram registrados. Na corte, o macho atrai a fêmea mordendo-a, perseguindo-a e estendendo as barbatanas. Antes da desova, o macho prepara o ninho perto da anêmona (de modo que os tentáculos da anêmona possam proteger o ninho).

Feito isso, o macho persegue a fêmea para o ninho e esta última inicia o processo de desova. Ela põe os ovos por cerca de uma a duas horas ( de 100 a 1000 ovos) e depois deixa o ninho para o macho fertilizá-los. Os ovos levam cerca de seis a oito dias para eclodir (este período de tempo pode ser afetado pela temperatura da água). Os machos, geralmente, cuidam dos ovos, eles têm a responsabilidade de comer os infectados por fungos ou os inférteis e abaná-los, o que manterá o ninho limpo e bem oxigenado.

” Filhotes de Peixe-Palhaço Picasso ”   

(Fonte: http://www.hiwtc.com)4

O Peixe-Palhaço Picasso é raríssimo na natureza, por outro lado, é largamente criado em cativeiro, o que, na realidade, não é uma garantia de sua perpetuação, pois, suas características são herdadas geneticamente e a maioria dos cruzamentos resulta em filhotes de Peixe-Palhaço Laranja.

Seus predadores naturais são os peixes Bodiões e Donzelas. Já os predadores de ovos, na sua maioria, não são peixes, contudo, invertebrados como Estrelas-do-Mar.

Sua população sofre grandes baixas causadas pela destruição de seu habitat e pela poluição dos oceanos.

Agora que você já é quase um “expert” em Peixe-Palhaço Picasso, que tal aprender a desenhá-lo?

Assim, você pode mostrar para seus amigos e família como são bonitos esses animais, além de arrasar nas aulas de arte e com sua turma… Talvez o livro de colorir já esteja fossilizado!!! XP

Vamos lá então!!

Primeiro desenhe duas formas ovaladas enfileiradas, uma maior e outra menor.

Depois faça o contorno do corpo, da boca e de algumas barbatanas.

Agora faça os olhos e as barbatanas peitorais.

Para Finalizar, desenhe as listras… Depois é só colorir!!!

E….. voilá!!! Um belo Peixe-Palhaço Picasso, meu caro artista!!!

E como o ilustre Albert Brooks diria:

“Cativante!! Tão “simpático” quanto ao meu amigo Marlin!!!”

(Fonte: < http://www.firstshowing.net)5

Informações adicionais:

Disponível em: < http://en.wikipedia.org/wiki/Orange_clownfish >

Disponível em: < http://animaldiversity.ummz.umich.edu/accounts/

Amphiprion_percula/>

Disponível em: < http://www.seaandreef.com/marine-ornamental-fish/clownfish/picasso>

Disponível em: < http://www.orafarm.com/products/fish/clowns/picasso/>

1-Disponível em:uploads/2010/07/

designer-clownfish.png>

2- Disponível em: < http://www.reef2reef.com/forums/anemone-clownfish-discussion/160213-my-picassos-5-year-anniversary.html >

3- Disponível em:<http://www.captivereefs.com/forum/members-reefs/marvinsreef-110g-clownfish-and-anemone-tank-5522/#.U_VA0FadKT5>

4-Disponível em:< http://www.hiwtc.com/photo/products/33/03/32/33215.jpg >

5-Disponível em < http://www.firstshowing.net/2013/albert-brooks-returns-under-the-sea-as-marlin-for-finding-nemo-2/>

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta