InovaBio: Utilização de heparina para redução de complicações durante a gravidez não...

InovaBio: Utilização de heparina para redução de complicações durante a gravidez não é tão eficaz como se acreditava.

0 1853

Por Irapoan B. Junior

De acordo com o estudo, injeções diárias de heparina de baixo peso molecular não melhoraram os resultados para mãe ou criança no quadro de trombofilia durante a gravidez.

 

Foto: Centers for Disease Control and Prevention

Nos últimos 20 anos, vem aumentando a prescrição de heparina durante a gravidez, para mulheres com risco aumentado de desenvolver coágulos no sangue. Teoricamente, um sangue mais fino evitaria complicações graves dos coágulos, incluindo a pré-eclâmpsia (pressão alta da mãe), o rompimento da placenta, o baixo peso ao nascer e a perda do feto.

Pesquisadores efetuaram um grande ensaio clínico para examinar este tipo de terapia e chegaram àconclusão que ele não éeficaz. Essa descoberta éresultado de 10 anos de análises de pacientes em cinco países.

Coágulos são aglomerados de células do sangue, plaquetas e proteínas, e, instintivamente, parecia lógico que diluir o sangue com heparina daria aos componentes de coagulação menos chance de agir. Este tipo de tratamento é atraente especialmente para mulheres grávidas com trombofilia, que possuem um elevado risco de desenvolver coágulos sanguíneos por causa de doenças hereditárias ou adquiridas.

A investigação descobriu que um tratamento com heparina, que éadministrada por injeção, não reduziu a incidência de coágulos sanguíneos graves, aborto ou natimorto entre as mulheres consideradas com maior risco de desenvolver coágulos baseados em trombofilia. Os autores do estudo informam que estes resultados, juntamente com trabalhos anteriores, indicam que a heparina não impede abortos recorrentes e que um histórico familiar de tromboembolia venosa (coágulos sanguíneos nas veias) não émotivo suficiente para tomar injeções de heparina durante a gravidez.

Referência:

Marc A Rodger; et al. Antepartum dalteparin versus no antepartum dalteparin for the prevention of pregnancy complications in pregnant women with thrombophilia (TIPPS): a multinational open-label randomised trial. The Lancet, Early Online Publication, 25 July 2014. Doi:10.1016/S0140-6736(14)60793-5.

Scientific American – Heparin Does Not Reduce Pregnancy Complications, and May Create Some.

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta