Desenhar é o bicho: Panda Vermelho!

Desenhar é o bicho: Panda Vermelho!

0 6578

Por Vanessa Valentini

Ilustração: Vanessa Valentini (Bióloga e ilustradora)

Quando o zoólogo francês Frédéric Cuvier descreveu pela primeira vez o Panda Vermelho, em 1825. De acordo com ele, era o animal mais bonito que já tinha visto e nomeou-o Ailurus, da palavra grega Ailouros, que significa gato e fulgens, que é cor de fogo ou brilhante.

Esse animal de aproximadamente 80 cm (do focinho até a extremidade da cauda) possui características bem distintivas como a sua cauda listrada e marcas faciais, parecendo muito com um guaxinim. Sua pelagem grossa é de cor marrom-avermelhada na parte de cima e preta na parte de baixo e nas pernas. Tem uma pelagem branca grossa nas solas dos pés e um sub-pelo lanoso denso para fornecer o calor. O sub-pelo é coberto com longos e grossos pelos. A longa cauda peluda é marcada com anéis vermelhos e amarelos alternados. O rosto do panda é arredondado e predominantemente branco com “marcas de lágrimas” marrom-avermelhadas sob os olhos. Não há dimorfismo sexual na cor ou tamanho entre machos e fêmeas.

O Panda Vermelho é taxonomicamente muito difícil de classificar. Ele foi originalmente colocado na família do guaxinim, Procyonidae, por causa de semelhanças na dentição, crânio, cauda anelada e outras características morfológicas. Outros pesquisadores têm argumentado que ele deve ser colocado na família do urso, Ursidae, junto com o panda gigante, por causa de semelhanças no DNA. Mais recentemente, propuseram que o panda vermelho fosse colocado em sua própria família, o Ailuridae.

São encontrados somente em pequenos, isolados territórios de montanha acima de 4.000 metros da China, Nepal, Índia, Butão e Birmânia.

“Panda Vermelho e sua bonita pelagem”   

(Fonte: http://zooinstitutes.com)1

O Panda Vermelho, Ailurus fulgens, é encontrado em florestas temperadas de coníferas ou decíduas que encobrem montanhas de altitudes entre 1,500-4,000 m, onde o ar é frio e úmido. Ele divide a floresta com seu parente Panda Gigante, contudo, o último possui uma menor amplitude de habitat.

Esse animal passa a maior parte de sua vida em árvores e até mesmo dorme nelas, sendo bem adaptado ao estilo de vida arborícola. A sua longa cauda ajuda a se equilibrar e suas garras retráteis lhe permitem subir com facilidade nos troncos.

O Panda Vermelho é  um animal crepuscular, ou seja, dorme ou descansa durante o dia em árvores ou troncos caídos, e procura comida no chão da floresta ao amanhecer e ao anoitecer. Ele desce das árvores pulando de cabeça e mostra a sua flexibilidade ao se mover de galho em galho. A sua dieta é composta principalmente de folhas de bambu igual a dos pandas gigantes, todavia, ele se alimenta também  de sementes, frutos, raízes e, ocasionalmente, de ovos de lagartos ou pássaros. Como o bambu não é muito nutritivo, Pandas Vermelhos têm uma taxa metabólica muito baixa, comparável à de um bicho-preguiça. Mesmo assim, eles devem passar até 13 horas por dia procurando e comendo as folhas e brotos jovens. Possui, como o Panda Gigante, um osso do pulso estendido que funciona quase como um polegar e auxilia muito para trazer as folhas ao alcance da boca.

“Panda Vermelho se alimentando de folhas de bambu ”   

(Fonte: http://pt.wikipedia.org)2

O Panda Vermelho tem o hábito de “tomar banho”, lambendo a pelagem de suas patas dianteiras e massageando as suas costas, abdômen e flancos, assim como, esfregam as suas costas e barriga ao longo de árvores ou rochas.

É um animal territorial, patrulhando o seu território e demarcando-o com substâncias de cheiro forte, como a sua urina. Quando se sente ameaçado ou em perigo, embora normalmente silencioso, ele pode produzir uma série de roncos e guinchos curtos. Ele muitas vezes tenta correr para cima de uma coluna de rocha inacessível ou uma árvore. Se não puder mais fugir, fica em pé sobre as patas traseiras, o que faz parecer maior, e usa aquelas garras afiadas para atacar, que podem infligir feridas substanciais. Os Pandas Vermelhos são amistosos, mas não indefesos, e atacam quando se sentem ameaçados.

“Panda Vermelho guardando a sua árvore!”   

(Fonte:http://commons.wikimedia.org)3 

Eles são tímidos e solitários, exceto quando ocorre a época de acasalamento, que se dá no começo do inverno. O período de gestação do Panda Vermelho é cerca de 134 dias e os nascimentos, de um a quatro filhotes por fêmea, ocorrem na primavera e no verão.

As fêmeas tornam-se visivelmente pesadas e letárgicas em torno de seis semanas antes do parto. Alguns dias antes do parto, a fêmea começa a transportar materiais de nidificação (varas, grama, folhas) para um local protegido para construir o ninho, como por exemplo, uma árvore oca ou uma fenda na rocha.

Após o nascimento, as fêmeas rapidamente limpam as suas crias e permanecer com ela por 60 a 90% do tempo, durante os primeiros dias. As mães reconhecem seus filhotes por estímulos olfativos estabelecidos logo após o nascimento. Depois de uma semana, as fêmeas passam mais tempo longe do ninho, retornando por pouco tempo para amamentar e manter o ninho limpo. Os jovens permanecem por cerca de 90 dias no ninho. Eles fazem a sua primeira excursão fora ninho durante a noite. O filhote e a mãe compartilham uma estreita relação até que o jovem se torna agressivo no início da próxima época de reprodução. Os machos têm um papel pequeno ou inexistente em levantar e cuidar dos filhotes.

“Filhotes de Panda Vermelho”   

(Fonte:http://whyevolutionistrue.wordpress.com)4

O estado de conservação dos Pandas Vermelhos é vulnerável. Seu predador natural é o Leopardo das Neves, mas esse não é a sua maior ameaça. Sua população sofre grandes baixas devido ao desmatamento e outras atividades humanas. O desmatamento elimina locais de nidificação e fontes de alimentação, e isola populações em pequenos fragmentos separados por hábitats inóspitos.

Eles são protegidos e listados no Apêndice II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies ameaçadas e em perigo.

Agora que você já é quase um “expert” em Pandas Vermelhos, que tal aprender a desenhá-los?

Assim você pode mostrar para seus amigos e família como são bonitos esses animais, além de arrasar nas aulas de arte e com sua turma… Lembrem-se… Livro de colorir na gaveta, bem escondido !!! XP

Vamos lá então!!

Primeiro desenhe duas formas arredondadas, uma maior que a outra, ligadas.

Depois faça o contorno da cauda, das orelhas e do corpo.

Agora faça os olhos, o focinho e a boca.

Para Finalizar, desenhe as manchas brancas e os bigodes… Depois é só colorir!!!

E….. voilá!!! Um belo Panda Vermelho, meu caro artista!!!

E como o ilustre Dustin Hoffman diria:

 

Impressionante!! Amistoso, mas não indefeso igual ao meu amigo Shifu!!!”

(Fonte: http://www.sfgate.com)5

 Informações adicionais:

 

Disponível em: < http://animals.nationalgeographic.com/animals/mammals/

red-panda/ >

Disponível em: < http://animaldiversity.ummz.umich.edu/accounts/

Ailurus_fulgens/ >

Disponível em: < http://www.iucnredlist.org/details/714/0 >

Disponível em: < http://www.edgeofexistence.org/mammals/species_info.php?id=19 >

Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Panda-vermelho

>

 

1-Disponível em: < http://zooinstitutes.com/animalpic.asp?name=16244>

2- Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Panda-vermelho#mediaviewer/Ficheiro:Ailurus_fulgens_RoterPanda_LesserPanda.jpg >

3- Disponível em:< http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Stavenn_Ailurus_fulgens_00.jpg >

4-Disponível em:< http://whyevolutionistrue.wordpress.com/2013/04/26/red-panda-gymnastics-for-friday/

5-Disponível em < http://www.sfgate.com/entertainment/article/HOFFMAN-S-CHALLENGE-PLAYING-A-NEW-SPECIES-3282263.php>

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta