Desenhar é o bicho: Pinguim-Saltador-da-Rocha!

Desenhar é o bicho: Pinguim-Saltador-da-Rocha!

0 6922

Por Vanessa Valentini

Ilustração: Vanessa Valentini (Bióloga e ilustradora)

O filme Surf’s Up, uma animação computadorizada produzida pela Sony Pictures Animation,  conta a história de um Pinguim-Saltador-da-Rocha chamado Cadu Maverick, que é um grande fã de surfe! O que no mínimo é bem radical! Mas como dizem por aí, “a arte imita a vida”, esse pinguim de aproximadamente 52cm… na vida real é bem radical também.

“Cadu Maverick arrepiando!!!!”

(Fonte :http://www.dvdactive.com)1

O Pinguim-Saltador-da-Rocha, Eudyptes chrysocome, não tem esse nome por acaso, eles são constantemente observados pulando de pedra em pedra, com uma habilidade incrível! O que é muito útil, já que vivem em regiões de encostas inclinadas, em ilhas nas proximidades do norte da Antártida, do Chile e da Nova Zelândia, aonde é bem difícil sair da água e chegar até as rochas, devido a forte arrebentação das ondas… Acho que deu para perceber de onde veio a inspiração para fazer o Cadu Maverick!

Os Pinguins-Saltadores-da-Rocha costumam ir em busca de comida  em grupo,  cruzando  águas agitadas e geladas. Ainda bem que possuem suas asas em formato de nadadeira, que são estreitas e bem fortes… Capazes de gerar uma grande propulsão!! Eles costumam ficar em as águas rasas, mas são capazes de mergulhar até 100 metros  para conseguir  peixes, crustáceos , lulas e krill .

“Voltando para casa com estilo!”

(Fonte :http://ibc.lynxeds.com)2

Os Pinguins-Saltadores-da-Rocha têm características muito marcantes… Eles têm olhos vermelho-sangue, um bico vermelho alaranjado e as patas parecidas com as de um pato bem cor-de-rosa! Quantas cores! Mas não para por aí! Esses pinguins tem uma crista como uma espécie de sobrancelha de penas amarelas e pretas espetadas que enfeitam a sua cabeça.

No mundo há três subespécies (subdivisões da espécie) de Pinguim-Saltador-da-Rocha: Sul (Eudyptes chrysocome chrysocome), Leste (Eudyptes chrysocome filholi) e Norte (Eudyptes chrysocome moseleyi). Eles têm diferenças principalmente no formato de suas “sobrancelhas” e as suas vocalizações são distintas.

“Na sequência: Pinguim-Saltador-da-Rocha do Sul, do Norte e do Leste”

(Fonte: http://penguins.neaq.org)3

Esses pinguins se reúnem em grandes e barulhentas colônias com muitas vezes centenas de milhares de pinguins!!!!!!! Muitos mesmo!!

Eles escolhem um local para a construção de tocas nas gramíneas altas perto da costa. E por gostar muito de tomar banho regularmente e beber água fresca, a maioria dos locais de reprodução estão perto de fontes naturais ou poças de água doce.

Eles quase sempre voltam a cada ano para os mesmos locais na época da reprodução… Inclusive, muitas vezes para o mesmo ninho e procuram os mesmos companheiros do ano anterior!!!

A incubação dos ovos dos pinguins leva cerca de 33 dias e é dividida em três turnos aproximadamente iguais revezados entre o pai e a mãe. Quando o filhotinho nasce, o pai permanece no ninho durante os primeiros 25 dias, enquanto a fêmea traz comida para os filhotes, sendo um grande exemplo de cuidado parental no Reino Animal!!! Depois que eles crescem um pouquinho, vão para uma espécie de creche aonde são cuidados por vários pinguins fêmeas!!

Os filhotinhos têm penas bem diferentes dos adultos, sendo que as sua plumagem ajuda a manter mais o calor… Eles ficam mais parecidos com os pais conforme vão crescendo.

“Querida…Volte logo,Ok?”

(Fonte :http://www.pinterest.com)4

O Pinguim-Saltador-da-Rocha está entre os pinguins mais numerosos do planeta, mas infelizmente sua população está em rápido declínio, sendo listado como vulnerável pela IUCN. Além dos predadores naturais que são tubarões azuis, focas leopardo e leões-marinhos, e os predadores de ovos e filhotes, as gaivotas e aves de rapina, os pinguins também enfrentam predadores introduzidos como gatos, ratos e porcos.

Um dos locais que apresentava a maior concentração de Pinguins-Saltadores-da-Rocha, as Ilhas Falkland sofrem com vários problemas como a sobrepesca comercial, poluição e outros fatores como mudanças climáticas, têm cortado os números dos pinguins em 90 por cento!!

Ainda bem que existem leis como o Tratado da Antártida de 1959 que torna ilegal a prejudicar, ou de qualquer forma interferir, um pinguim ou seus ovos, ajudando um pouco para a manutenção populacional desse e de outros pinguins.

Agora que você já é quase um “expert” em Pinguim-Saltador-da-Rocha, que tal aprender a desenhá-los?

Assim você pode mostrar para seus amigos e família como são bonitos esses animais, além de arrasar nas aulas de arte e com sua turma… ao invés desenhar Um vale e um Sol de óculos… que todo mundo já fez!! XP

Vamos lá então!!!

Primeiro desenhe duas formas ovais, uma em cima da outra, parecido com um boneco de neve.

Depois faça as asas em forma de nadadeira, o bico e a cauda curta.

Agora desenhe as patas e o contorno da barriga.

Para terminar, faça os olhos e as penas das “sobrancelhas” e do alto da cabeça…

Depois… é só colorir!!!

E….. voilá!!! Um belo Pinguim-Saltador-da-Rocha, meu caro artista!!!

E como o ilustre Andy Warhol diria:

Belas plumas espichadas e combinação de cores!!!

(Fonte: http://www.myhero.com)5

Informações adicionais:

 

Disponível em: <http://animals.nationalgeographic.com/animals/birds/rockhopper-penguin/>

Disponível em: <http://www.penguins.cl/rockhopper-penguins.htm>

Disponível em: <http://www.neaq.org/animals_and_exhibits/

animals/southern_rockhopper_penguins/>

Disponível em: <http://marinebio.org/species.asp?id=655>

Disponível em: <http://www.penguinworld.com/types/rockhopper.html>

Disponível em: <http://www.oceanario.pt/cms/500/>

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Surf’s_Up>

 

1- Disponível em:<http://www.dvdactive.com/reviews/dvd/surfs-up.html>

2- Disponível em: <http://ibc.lynxeds.com/photo/rockhopper-penguin-eudyptes-chrysocome/group-jumping-out-sea-land-rocks>

3- Disponível em:<http://penguins.neaq.org/2010/07/northern-vs-southern-rockhoppers.html>

4-Disponível em: <http://www.pinterest.com/pin/444730531923991887/>

5-Disponível em <http://www.myhero.com/go/hero.asp?hero=

Andy_Warhol_howell_07_ul>

________________________________________________________________________

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta