Diário de Classe: STOP!

Diário de Classe: STOP!

0 7192

Por Claudia Zamuner

Disponível em: http://patriciasgueds.wordpress.com/ilustrated-dictionary-6a-serie4obimestre/

Quem viveu a infância nos anos 1980 / 1990 com certeza passava horas brincando os colegas da rua de STOP; a brincadeira consistia em listar colunas com os dizeres nome, fruta, carro e qualquer coisa que podia forçar a mente a lembrar, depois os participantes contavam nos dedos qual letra do alfabeto que caia e tinham que preencher as colunas com palavras que correspondiam a letra sorteada e o primeiro a terminar gritava STOP, depois a galerinha comparava as respostas valendo 10 pontos cada resposta diferente e 5 pontos as respostas iguais .

Disponível em: http://mamisabetudo.blogspot.com.br/2013/03/bc-das-amiga-recordando-aprendendo-e.html

E baseado nesta brincadeira que bolei para essa semana o STOP DA BIOLOGIA. O conteúdo aplicado foi sobre células vegetais e animais, diferenças entre elas, estrutura celular, composição química; numa aula seguinte falei sobre cada tecido que faz parte do nosso corpo, formação e funções Pude perceber na aula que esse é um assunto que chamou bastante atenção entre os alunos do pré vestibulinho principalmente por falar sobre o funcionamento do corpo humano, então estava na hora de bolar mais um plano mirabolante e testar se era mesmo só curiosidade ou se absorveram algum conhecimento durante minhas “explicações”.

No ano passado já havia feito um quis com os alunos da mesma faixa etária, mas esse ano resolvi inovar. Listei algumas questões como diferença entre célula vegetal e célula animal, maior órgão do corpo humano, diferença entre diabetes tipo I e II, diferença entre gordura visceral e gordura subcutânea, tipos de tecido conjuntivo, diferença entre glóbulos brancos e glóbulos vermelhos, tipos de músculos, sinapses, camadas da derme e litros de sangue que um adulto tem.

Fiz uma revisão de todas as informações aprendidas, afinal Recordar é Viver! Separei a turma em 4 ou 5 alunos e distribui a folha do jogo, pedi que guardassem o material e começamos o jogo; a equipe que terminasse primeiro gritaria stop. Como neste jogo não tem como fazer um comparativo para pontuar respostas iguais ou diferentes, a pontuação seria baseada na resposta mais completa e a separação por grupo seria aleatória justamente para que não houvesse as famosas panelinhas e um grupo tivesse um número maior que o outro.

A equipe vencedora foi premiada com um bombom afinal estamos na semana da Páscoa.

Tenho que admitir que me diverti muito com essa façanha e espero que se divirtam também.

 

Abraços e boa Páscoa a todos, CZ

 

“Brincadeira de criança… como é bom, como é bom… paz, amor e esperança… como é bom, como é bom” (Grupo Molejo)

________________________________________________________________________

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta