Desenhar é o bicho: Tartaruga-de-Pente!

Desenhar é o bicho: Tartaruga-de-Pente!

0 7500

Por Vanessa Valentini

Ilustração: Vanessa Valentini (Bióloga e ilustradora)

Esse lindo réptil encanta com a sua graciosidade nadando pelos mares afora. A Tartaruga-de-Pente é encontrada em regiões tropicais e subtropicais do Atlântico, Pacífico e Índico, sendo  amplamente distribuída no Mar do Caribe e Oceano Atlântico ocidental.

Mesmo que não chame muita atenção devido ao seu tamanho (cerca de 114 centímetros quando adulta) em comparação com outras tartarugas marinhas… A sua carapaça (parte superior) em forma de coração logo faz com que ela se destaque e seja tão bonita!!! Sua carapaça apresenta um impressionante colorido:  marrom com inúmeros toques de amarelo, laranja ou marrom – avermelhado, além de uma  bonita borda  serrilhada. Ela vai se alongando conforme a tartaruguinha vai chegando a idade adulta.

As Tartarugas-de-Pente macho têm uma coloração um pouco mais brilhante do que as fêmeas.  O que ajuda na hora da paquera, pois os machos mais brilhantes chamam mais a atenção das fêmeas, já que nessa espécie são elas que vão atrás de seu par!!!

O seu duro casco também tem a função de proteção, sendo bem eficiente na defesa contra alguns predadores!!!!!

“Estão vendo como minha carapaça é linda!!!!”

(Fonte :http://www.nmfs.noaa.gov)1

Uma das características marcantes da  Tartarugas-de-Pente (Eretmochelys imbricata) é a  boca que se assemelha ao bico de um falcão !!! Sendo ideal para ela se alimentar em locais com substratos duros e fendas…. Como recifes de Coral!!

As suas presas são crustáceos, moluscos, medusas, anêmonas, ouriços do mar, esponjas e algas… Ou seja, elas são animais onívoros…. Você deve estar pensando… O que essa palavra estranha significa??? Quer dizer que elas tem capacidade metabolizar diferentes classes alimentícias, tendo assim uma dieta alimentar menos restrita que a dos carnívoros ou herbívoros.

As Tartarugas-de-Pente são geralmente vistas em  áreas rochosas, recifes de corais, zonas costeiras rasas e ilhas oceânicas, aonde seu alimento é mais fácil de ser encontrado.

“Hora do Lanche!!!”

(Fonte :http://wildernessmaldives.com)2

Como outras tartarugas marinhas, as Tartarugas-de-Pente podem  fazer migrações incríveis!!! Nadando quilômetros e quilômetros  a fim de moverem-se de locais de alimentação para os locais aonde fazem seus ninho, normalmente em praias tropicais.

O acasalamento ocorre a cada dois ou três anos e, normalmente, em águas rasas perto da costa .

Depois disso as mamães tartarugas saem do mar e vão para a praia para escolher uma área para colocar seus ovos. A mamãe tartaruga cava um buraco, o enche de ovinhos e depois cobre esse buraco para os eles ficarem protegidos.

Passado mais ou menos 60 dias os ovinhos eclodem e os bebês Tartaruga-de-Pente já começam sua corrida fugindo dos predadores em terra, como caranguejos e gaivotas, rumo a segurança do mar, aonde são bem mais ágeis.

“Turma do fundão!!! Vamos organizar essa fila para entrar no mar!!!”

(Fonte :http://ruadu.blogspot.com.br)3

As Tartarugas-de-Pente adoram visitar a costa do Brasil para desovar e habitar as águas litorâneas. As desovas, aqui território nacional, acontecem no litoral norte da Bahia e Sergipe; e no litoral sul do Rio Grande do Norte. Há ainda outras áreas com menor concentração de desovas, mas que não podem ser esquecidas como Paraíba, Ceará e Espírito Santo. Há evidências de desovas regulares, mas também em menor número, no estado de Pernambuco e no norte do Rio Grande do Norte!! Ou seja, quase toda a costa brasileira!!!

O Brasil para retribuir esse amor a tartaruguinha, escolheu esse lindo animal para estampar as cédulas de dois Reais…. Sim …  aquela Tartaruga Marinha (como está escrito na cédula) é na verdade uma Tartaruga-de-Pente !!! Uma bonita homenagem  a está tartaruguinha que embeleza a nossa costa!!!

” Acho que vocês já me viram várias vezes… Agora me reconhecem ?”

(Fonte :http://www.bcb.gov.br)4

O estado de conservação da Tartaruga-de-Pente, infelizmente, é preocupante. Sendo que é criticamente ameaçada de extinção devido principalmente à exploração humana. Ela foi brutalmente caçada porque sua carapaça era usado para fabricar pentes, além de armações de óculos entre outros artefatos, o  que lhe rendeu o nome popular de Tartaruga-de-Pente. Ela também sofre com outras ameaças  que incluem a perda ou degradação do habitat de nidificação; desorientação de filhotes por uma iluminação à beira-mar; predação por predadores nativos e não nativos; degradação dos recifes aonde ela se alimenta e captura acidental em redes de pesca.

Felizmente há projetos de conservação dessa espécie tão encantadora, que reúnem esforços continuados para proteger praias de nidificação; minimizar a ameaça de exploração ilegal e assédio; manter a proibição do comércio internacional de produtos derivados da Tartaruga-de-Pente e para garantir a proteção a longo prazo dos habitats de alimentação importantes, designando-os como santuários marinhos.

Claro que temos que destacar o brasileiríssimo Projeto Tamar que desempenha a super importante missão de garantir a pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. O Tamar protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros. Sendo uma dessas cinco espécies a nossa amiguinha, a Tartaruga-de-Pente!!!

Agora que você já é quase um “expert” em Tartaruga-de-Pente,  que tal aprender a desenhá-las?

Assim você pode mostrar para seus amigos e família como são bonitos esses animais, além de arrasar na aulas de arte e com sua turma… ao invés de desenhar um barquinho no mar .. que todo mundo já fez!!!…XP

Vamos lá então!!

Primeiro desenhe um circulo grande para fazer o casco e uns risquinhos para servir de base para a cabeça e membros.

Depois faça os contornos serrilhados do casco. Desenhe também parte das patas dianteiras e do contorno da cabeça.

Agora desenhe a cabeça, olhos e boca. Faça também as patas em formato de nadadeira.

Feito tudo isso… É só finalizar com as placas do casco e as manchas espalhadas pelo corpo… Depois é só colorir com os tons de marrom, laranja e amarelo que fazem dessa tartaruga tão colorida e tão linda !!

E….. voilá!!! Uma bela Tartaruga-de-Pente, meu caro artista!!!

E como o ilustre Van Gogh diria:

Impressionante !!! Linda mescla de tons e texturas!!

(Fonte:http://www.mountainsoftravelphotos.com)5

 

Informações adicionais:

Disponível em: <http://www.fws.gov/northflorida/seaturtles/turtle%20factsheets

/hawksbill-sea-turtle.htm>

Disponível em: <http://animals.nationalgeographic.com/animals/reptiles/hawksbill-turtle/>

Disponível em: <http://www.tamar.org.br/tartaruga.php?cod=19>

Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/

lista-especies/352-tartaruga-de-pente.html>

Disponível em: <http://www.planetvet.com.br/index.php/econhecimento/animais-silvestres/animais-amecados-de-extincao/1475-tartaruga-de-pente-eretmochelys-imbricata>

Disponível em: <http://www.tamar.org.br>

Disponível em: <http://bioexpedition.com/hawksbill-sea-turtle/>

 

1- Disponível em:<http://www.nmfs.noaa.gov/pr/species/turtles/photos.htm>

2- Disponível em: <http://wildernessmaldives.com/?p=794>

3- Disponível em:<http://ruadu.blogspot.com.br/2013/02/

a-historia-da-tartaruga-marinha.html>

4-Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/novasnotas/nota-2-reais.html>

5-Disponível em <http://www.mountainsoftravelphotos.com/France%20%20Paris/

Paris%20Musee%20D’Orsay/slides/Paris%20Musee%20D’Orsay%20Vincent%20van%20Gogh%201889%20Self%20Portrait%202%20Close%20Up.html>

________________________________________________________________________

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta