Desenhar é o bicho: Ornitorrinco!

Desenhar é o bicho: Ornitorrinco!

0 7894

Ilustração: Vanessa Valentini (Bióloga e ilustradora)

Por Vanessa Valentini

Como se diz na série de comédia musical animada americana Phineas e Ferb, “Ele é um mamífero semi-aquático que bota ovos” sempre que o Perry, o ornitorrinco entra em ação como agente secreto usando o codinome Agente P.

Mesmo que na vida real não existam animais que são agentes secretos, o ornitorrinco guarda muitos segredos e curiosidades. Esse bichinho de aproximadamente 60 cm que parece uma mistura de lontra, por conta dos pelos e do formato do corpo, com bico de pato e cauda castor.. Animais tão diferentes que resultaram em um ser único em todos os sentidos!!

“Agente P em ação”

(Fonte :/http://disney.go.com)1

O Ornitorrinco, Ornithorhynchus anatinus, é um animal endêmico do leste da Austrália e da Tasmânia e junto com as Equidnas, que também são nativas da mesma região, compõe a ordem de mamíferos chamados Monotremada, que são os mamíferos que botam ovos !!!

Eles são tão diferentes que quando os cientistas observaram um exemplar pela primeira vez, acharam que se tratava de uma fraude!!!

Uma fato muito interessante e que os torna mais diferentes é que eles são um dos poucos mamíferos venenosos do mundo.. Isso mesmo… Venenosos!!

Quem vê essa carinha nem imagina, mas os machos têm ferrões afiados no “calcanhar” de suas patas traseiras e pode usá-los para dar um forte golpe tóxico para qualquer inimigo.

“Diferente, mas bonitinho.. Porém nada indefeso!”

(Fonte :ryptidz.wikia.com)2

Em terra, os ornitorrincos são meio desajeitados e lentos, mas é só ele entrar na água para mostrar toda a sua agilidade e graciosidade!! Passam boa parte do tempo em águas frias de lagos e rios em busca de comida. Quando mergulham pode ficar submersos por até cinco minutos!! Seus dedos interligados por membranas ajudam a nadar por funcionarem como verdadeiras nadadeiras.

São animais predominantemente carnívoros e são tão bons na caçada dentro da água que fazem tudo de olhos fechados… sim… de olhos fechados!!!

Tudo isso por serem dotados de uma sensibilidade sensorial incrível!! Encontrando suas presas bem no fundo dos lagos e rios com ajuda de seu focinho em forma de bico super sensível. Além de serem um dos únicos mamíferos  com senso de eletrorrecepção, essa palavra difícil e estranha significa que eles são capazes de localizar suas presas através da detecção de campos elétricos gerados por contrações musculares geradas por elas e assim conseguem determinar a distância dos camarões, vermes, peixes e insetos que ele adora comer!!

Como não tem dentes, mistura com o alimento uns pedacinhos de cascalho e coloca tudo em suas bochechas para ajudar a triturar sua refeição!

“Não adianta se esconder, te encontro até de olhos fechados!!”

(Fonte :http://www.a-z-animals.com)3

Além de usarem as suas patas para nadar, os Ornitorrincos também as usam para cavar tocas perto da margem dos lagos e rios, que são seus lares, que é um lugar bem protegido para as fêmeas depositarem seus ovos.

A mamãe Ornitorrinco mantêm os ovinhos quentinhos, segurando-os entre seu corpo e  cauda. Por volta de dez dias os bebês ornitorrinco saem dos ovos e  logo são amamentados pela mãe que mesmo tendo glândulas mamárias, não tem mamas ! Mais uma peculiaridade desse animal tão diferente! Assim o leite escorre através dos poros na pele, depositando-se em sulcos presentes no abdômen da mamãe permitindo os filhotinhos lamberem-no.

” Hora da soneca !”

(Fonte :http://melbournewater.com.au)4

O estado de conservação do Ornitorrinco não é preocupante segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), devido, principalmente, à medidas de conservação, quase extinguindo a caça desse animal para a obtenção de sua pele. Porém, seu hábitat não está livre da ação antrópica, podendo ser modificado pela construção de barragens, irrigação, pesca e poluição.

Agora que você já é quase um “expert” em  Ornitorrinco, que tal aprender a desenhá-los?

Assim você pode mostrar para seus amigos e família como são bonitos e diferentes esses animais, além de arrasar na aulas de arte e com sua turma… chega de boneco palito, não é pessoal ?…XP

 

Vamos lá então!!

Primeiro desenhe o focinho em formato de bico tão característico desse animal e os olhos… não se esqueça das narinas!!

Em seguida, desenhe uma das patas e a parte inferior do corpo.

Depois desenhe a parte superior do corpo e mais uma das patinhas dianteiras.

Feito isso, desenhe uma das patas traseiras.

Agora desenhe a cauda do Ornitorrinco… Bem parecida com a do castor!

Agora só falta mais uma patinha traseira… Aí é só colorir!!!

E….. voilá!!! Um belo Ornitorrinco, meu caro artista!!!

E como o ilustre Dalí diria :

” Surreal!!!!!…O Ornitorrinco e o seu desenho!!”

(Fonte:http://impressionartetavira.blogspot.com.br)5

 

Informações adicionais:

Disponível em: <http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/o-ornitorrinco-nasce-do-ovo-mama-leite-tem-pelos-e-bico-de-pato-conheca-melhor-este-bicho-bizarro>

Disponível em<http://animals.nationalgeographic.com/animals/mammals/

platypus/>

Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Platypus>

 

1- Disponível em:<http://disney.go.com/create/art/2gs11k6RqvP50000185C1200-h-778c62>

2- Disponível em: <http://cryptidz.wikia.com/wiki/Platypus>

3- Disponível em:<http://a-z-animals.com/animals/platypus/>

4-Disponível em <http://melbournewater.com.au/aboutus/news/Pages/Baby-boom-for-Melbourne’s-platypus.aspx>

5-Disponível em<http://impressionartetavira.blogspot.com.br/2013/05/

aniversario-salvador-dali.html>

________________________________________________________________________

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta