Desenhar é o bicho: Arara-Canindé!

Desenhar é o bicho: Arara-Canindé!

0 9481

Ilustração: Vanessa Valentini (Bióloga e ilustradora)

Por Vanessa Valentini

Será que as cores das penas da Arara-Canindé lembram alguma coisa? Observe as cores…Ela possui uma linda e colorida plumagem verde no alto da cabeça, a região superior azul e a inferior amarela !!! Nossa !!! As mesmas cores da bandeira do Brasil!!!!

Apesar de ser encontrada em outros países da América Central e do Sul, como Guianas, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Panamá (o que mostra a sua grande a adaptação a ambientes variados, desde florestas tropicais bem úmidas até savanas mais secas) a sua população é bem expressiva no Brasil, tornando-se umas das aves mais emblemáticas do cerrado e das matas brasileiras.

Chegando até a embelezar os aerogramas nacionais dos Correios !!!

“Tem cartinha para você!!!”

(Fonte :http://www.preciolandia.com.br)1

A Arara-Canindé, Ara ararauna, é uma das seis espécies de arara verdadeira que vivem no Brasil. Ela tem por volta de 80 centímetros de comprimento e adora comer coquinhos e sementes de palmeiras, assim preferindo o crocante ao invés da maciez das frutinhas, o que fica bem mais fácil com esse bico curvo e bem forte altamente especializado para poder degustá-las. Uma curiosidade da alimentação dessas araras é que elas costumam frequentar os barreiros, nos quais a terra é mais rica em sódio ou magnésio, para comer um pouquinho da lama!! Você deve estar pensando: “Que nojinho !” Mas comer um pouco da lama é muito importante para a arara, sendo uma ótima fonte de sais minerais para a sua dieta e também ajuda a eliminar as toxinas!

“Araras-Canindé na fila do Self-Service Barreiro”

(Fonte :http://pt.wikipedia.org)2

Essa arara é muito “faladeira”!! Ela costuma vocalizar bastante e tem a capacidade de aprender palavras. Seu grito típico é um RRAAAAK .

Como vivem em comunidades numerosas, com cerca de 30 indivíduos, imagina a gritaria !!!

“Ôôô.. Zé !!! Tá me ouvindo?”

(Fonte :http://dorieweb.com)3

Essas araras são um exemplo de que quando se leva a “flechada do cupido” é difícil separar um casal! Chegam a ficar juntas a vida inteira e trocam muito carinho, como alisar as penas do outro. Se a Arara-Canindé é jovem, quando alguém faz carinho na sua cabeça, ela chega ficar com as “bochechas” rosadas!! Como é adorável essa arararinha, não?

” Aí que vergonha !!!”

(Fonte :http://avesdopara.blogspot.com.br)4

Mesmo que o estado de conservação da Arara-Canindé não seja preocupante a atividade predatória do homem já fez com que em alguns locais fosse extinta, como em Santa Catarina, Paraguai e Bolívia. Seja pela destruição de seu hábitat ou pelo comércio intenso, muitas vezes ilegal, por ela ser procurada em todo o mundo como animal de estimação devido a sua docilidade em cativeiro e grande beleza.

Agora que você já é quase um “expert” em Arara-Canindé, que tal aprender a desenhá-las?

Assim você pode mostrar para seus amigos e família como são bonitos esses animais, além de arrasar nas aulas de arte e com sua turma… Ao invés de desenhar aquele Sol nascente em um vale; que todo mundo já fez!!!…XP

Vamos lá então!!

Primeiro desenhe um círculo cortado ao meio para a cabeça e também desenhe os olhos

Depois desenhe o bico curvo da arara

Em seguida, desenhe o corpo da arara

Agora desenhe a asa da arara e algumas penas. Também desenhe um poleiro para ela ficar apoiada.

Não se esqueça da linda cauda da arara e as suas garras!!!

E finalmente, faça os detalhes como o bico negro, as divisões na plumagem para ajudar a pintar depois… Não se esqueça das penas pretas próximas aos olhos!!!

E….. voilá!!! Uma bela Arara-Canindé, meu caro artista!!! Agora é só caprichar na pintura nas cores da bandeira do Brasil!!!

E como o ilustre Romero Britto diria:

“Nossa… Lindo!!! Adoro animais bem coloridos!!!”

(Fonte:hhttp://www.conexaocampos.com)5

Informações adicionais:

Disponível em: <http://avesdopara.blogspot.com.br/2012/01/arara-de-barriga-amarela-ara-ararauna.html>

Disponível em: QUEIROZ, L. R. 100 animais brasileiros. São Paulo: Ed. Moderna, 1999

1- Disponível em:<http://www.preciolandia.com/br/brasil-aerograma-fauna-e-flora-arara-can-8laecw-a.html>

2- Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Parrots_at_a_clay_lick_-Tambopata_National_Reserve,_Peru-8b.jpg>

3- Disponível em:<http://dorieweb.com/images/birds/BlueGoldMacawNassau_5.jpg>

4-Disponível em <http://avesdopara.blogspot.com.br/2012/01/arara-de-barriga-amarela-ara-ararauna.html>

5-Disponível em <http://www.conexaocampos.com/eventos/romero-britto-e-tema-da-18a-edicao-do-market-plaza-em-campos-do-jordao/>

________________________________________________________________________

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta