Biologia em fotos: Sagui-de-Tufos-Brancos

Biologia em fotos: Sagui-de-Tufos-Brancos

0 2736

Nome Popular: Sagui-de-Tufos-Brancos

Características:
Reino –
Animalia
Filo – Chordata
Classe – Mammalia
Ordem – Primates
Subordem – Haplorrhini
Família – Cebidae
Gênero – Callithrix
Espécie – Callithrix jacchus

Curiosidades:
Esse pequeno primata é originário do Nordeste brasileiro onde habitam formações arbóreas de cerrados e caatingas mas, costumam se adaptar muito bem florestas e zonas urbanas. Hoje, o animal foi introduzido em outras matas, principalmente no sudeste brasileiro e é encontrado em Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Pará, Bahia e São Paulo.
Chega a atingir cerca de 20 centímetros de corpo e a cauda tende a ser maior, podendo medir cerca de 35 centímetros; ela não é preênsil, e auxilia no equilíbrio do primata. Possuem unhas compridas em formato de garras e, embora o polegar não se oponha totalmente, o hálux o faz. Apresenta coloração pelos longos acinzentados com reflexos pretos e castanhos, a cor da cauda alterna entre anéis largos e anéis claros e, como o nome diz, tufos brancos saem da região da orelha.
São animais diurnos e vivem em bandos de até 15 indivíduos, no entanto, já foram observados grupos maiores vivendo com outras espécies de saguis. São animais ágeis e gostam de se locomover entre as árvores, escalando-as ou passando de copa em copa. São animais onívoros, alimentam-se de flores, sementes, frutos, gomas de árvores, insetos, moluscos e até pequenos vertebrados como répteis e anfíbios.
São animais monogâmicos e, após a gestação, é o macho quem cuida dos filhotes, que se agarram em seus pelos enquanto se locomove. O macho só entrega os filhotes para a fêmea quando essa vai amamenta-los.
Embora não seja uma espécie ameaçada, seus principais predadores são as aves de rapina e o homem, que caça e prende o animal comercializando-o ilegalmente como pet.

Acesse nosso Banco de Imagens

Foto: Fabio Kenji Watanabe – Fotógrafo
Identificação: Eric Hideki Yabiku – Instituto Aprenda.bio

________________________________________________________________________

Associe-se ao Instituto

 

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta