Biologia em fotos: Jararacuçu

Biologia em fotos: Jararacuçu

0 103

Nome Popular: Jararacuçu

Reino – Animalia
Filo – Chordata
Classe – Reptilia
Ordem – Squamata
Subordem – Serpentes
Família – Viperidae
Gênero – Bothrops
Espécie – Bothrops jararacuçu

Curiosidades:
Espécie com distribuição geográfica na América do Sul, é encontrada no Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai vivendo em regiões de Mata Atlântica e Araucária.
Essa serpente pode atingir pouco mais de 2 metros de comprimento sendo uma das maiores cobras do gênero Bothrops. Possui dimorfismo sexual, assim a coloração entre macho e fêmea se distingue entre cinza e amarelo com manchas triangulares marrom-escuras, respectivamente; o macho também é menor do que a fêmea.
São animais terrestres e de hábitos noturnos, durante o dia movem-se para um local com sol e ficam paradas se aquecendo não importa o período do dia, tende a ficar disfarçada entre as folhagens no solo. Quando jovens, alimentam-se de pequenos anfíbios e lagartos, às vezes até de minhocas e insetos, já adultas, mudam o cardápio para roedores e aves.
Muito temida pela quantidade de veneno que pode injetar, essa espécie costuma fugir na presença seres maiores que ela porém, se sentir ameaçada dará o bote, que pode atingir mais ou menos o tamanho total do seu corpo. Sendo assim, se avistar o animal, é aconselhável não se aproximar.

Acesse nosso Banco de Imagens

Foto e identificação: Eric Hideki Yabiku – Instituto Aprenda.bio

_________________________________________________________________________

Visite nossa Loja Virtual

 

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta