Biologia em Fotos: Pinguicula

Biologia em Fotos: Pinguicula

0 603

Nome Popular: Pinguicula

Caracterítsicas:
Reino - Plantae
Divisão - Magnoliophyta
Classe – Magnoliopsida
Ordem - Lamiales
Família - Lentibulariaceae
Gênero - Pinguicula
Espécie - Pinguicula sp

Curiosidades:
As espécies pertencentes a esse gênero são carnívoras e são encontradas na Europa, Ásia, América do Norte, Sul e Central, podendo habitar regiões de climas tropical e temperado.
Com textura parecida com as plantas suculentas, suas folhas apresentam um aspecto reluzente, resultado da produção de pequenas gotículas de mucilagem (vide Biologia em Fotos: Orvalho-do-Sol) para a captura de presas.
Por parecerem com gotas de água, a mucilagem atrai insetos e os prende, agindo como uma cola. Quanto mais o animal se debate, mais preso fica na folha. Algumas espécies dessa planta dobram a extremidade da folha prendendo ainda mais a presa. O processo de digestão tem início a partir de uma glândula secretora de enzimas, essas reconhecem e quebram as partes digestivas do inseto transformando-as em um fluido, que é absorvido através de pequenos orifícios cuticulares presentes nas folhas.
Assim como toda planta carnívora, a Pinguicula apresenta essas adaptações devido ao ambiente com poucos nutrientes em que vive.

Acesse nosso Banco de Imagens

Foto e identificação: Eric Hideki Yabiku – Instituto Aprenda.bio

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta