Embalagem de Fungos x Embalagem de Isopor

Embalagem de Fungos x Embalagem de Isopor

0 1147

Olivia Morgan Lapenta

A empresa Ecovative desenvolveu um material biodegradável que pode ser moldado em diversas formas protegendo objetos de diversos tamanhos e pesos.

O “EcoCradle”, como foi denominado, tem como objetivo substituir as embalagens de isopor que protegem equipamentos despachados, e consiste em um design que preenche moldes reutilizáveis com resíduos agrícolas, tais como cascas de árvore, e micélios de fungos específicos que crescem e envolvem os resíduos formando uma rede densa que embala o molde.

Depois desse processo, o material é cozido o que faz com que fique leve utilizando 1/8 da energia necessária para a produção do isopor. Além disso, esse processo de aquecimento impede a formação de esporos, que culminaria com a reprodução dos fungos utilizados, sendo prejudicial ao produto.

Segundo o site da empresa, o produto foi desenvolvido com o objetivo de competir com materiais produzidos a partir de petróleo ou gás natural, sendo alternativa ecologicamente mais vantajosa, por um valor competitivo, já que utiliza matéria prima proveniente de “restos” de cultivo.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta