Diário de Classe: Força, Foco e Fé

Diário de Classe: Força, Foco e Fé

0 377

 

 

 

 

 

Por Claudia Zamuner

Disponível em http://www.b9.com.br/66580/fotografia/usain-bolt-sorrindo-nos-100-metros-rasos-ja-e-melhor-foto-dos-jogos-rio-2016 / em 13/10/2016

Olá Pessoal, tudo bem com vocês?? Depois de um ano de licença maternidade, curtindo minha filhota, resolvi voltar à sala de aula e a está coluna. Admito que senti falta de vocês ao longo desses meses.

Confesso que a distância da sala de aula me deixou um pouco enferrujada e precisei “malhar” para voltar à boa forma (literalmente), e, como era esperado, sempre que se começa a malhar vem a dor no corpo: as pernas ficam moles e trêmulas, cansaço, vontade de desistir e as provas de vestibulares não são diferentes. E para estas ainda podemos contar com a questão psicológica dos alunos: ansiedade, insônia, medo.

No ano passado ouvi de muitos alunos o quanto são cansativas essas provas, principalmente o Enem então resolvi abrir “a academia da Cau”; o que significa? Que, ao invés de passar algum conteúdo teórico, eu proporciona a agradável sensação de fazer um simulado surpresa em algumas de minhas aulas baseado nas questões do Enem, Unicamp, Fuvest, 2ª fase, etc.

Disponível em http://liceujardim.com.br/vestibular/?tag=unicamp / em 13/10/2016

Sei que alguns de vocês devem estar se perguntando o porquê disso tudo. Simples, para preparar o corpo dos alunos para a maratona incansável que está se aproximando que são as provas dos vestibulares. Analisando o calendário, somente no mês de novembro os alunos enfrentarão o Enem nos dias 05 e 06, Unesp no dia 12, Unicamp e Fuvest em seguida. Sem contar as 2ª fases no mês de Janeiro.

A função da “academia da Cau” é tentar, ao máximo possível, preparar os alunos para esta maratona. Como professora de cursinho preparatório não somente eu como meus colegas temos como função, como o próprio nome diz, preparar o aluno revisando todo o conteúdo aprendido ao longo da vida escolar básica mas já percebi que muitas vezes o mal resultado não é devido à falta de conhecimento, muito pelo contrário, é devido ao despreparo corporal que a maratona exige.

Dá para se imaginar quantas horas por dia o Usain Bolt pratica para ser o que é? Com nossos vestibulandos não deveria ser diferente. Alguns alunos reclamam que sentem sono na hora da prova devido às longas e extensas questões, outros que não conseguem dormir devido a ansiedade, até Florais já indicamos; outros sentem letargia por conta do almoço antes do horários das provas vespertinas, sem contar os alunos que cursam o ensino médio juntamente com o técnico.

Disponível em http://liceujardim.com.br/vestibular/?tag=unicamp / em 13/10/2016

Como uma mãe zelosa que sou, afinal alunos também são nossos filhos, optei por tentar ajudá-los neste momento de muita atletismo e o melhor de tudo, foi uma ideia que eles aceitaram muito, inclusive alegam preferir os simulados semanais às aulas teóricas que, segundo eles, são cansativas e sonolentas.

Gostei de perceber como é possível analisar a evolução dos alunos a cada simulado e quais são as duvidas mais frequentes. Óbvio que a “academia da Cau” também serve para mim, necessito diariamente de preparo físico, psicológico, profissional para conciliar a maternidade e a carreira de docente.

Abraços, CZ

Sacrifício: o intervalor entre seu objetivo e sua glória”.

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta