Braga Paisagismo: Plantas para ajudar a purificar o Ar dentro de Casa

Braga Paisagismo: Plantas para ajudar a purificar o Ar dentro de Casa

0 1904

A vida moderna nos proporciona um estilo de vida “encapsulados”: dentro de casa, apartamento, carro, escritórios, shoppings, cinema, ginásio, academia e etc., tendo até momentos de lazer em espaços fechados, na grande maioria das pessoas.

Bill Wolverton, ex-pesquisador da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) lançou o livro Plantas: como elas contribuem para a saúde e o bem-estar (Plants: how they contribute to human health and well-being), através de estudos do ar dentro de naves espaciais na década de 70. Outros pesquisadores e a EPA (Agência de proteção Ambiental dos Estados Unidos) em 1989 trouxeram isso para o cotidiano da população, vistoriando prédios públicos como hospitais, creches, escritórios, identificando mais de 900 poluentes transportados pelo ar.

Encontrados em roupas, tintas, espelhos, móveis (formaldeídos), além de benzeno, xileno e tricloroetileno (tintas, monitores, tapeçarias e cigarros, por exemplo), dentre outros, enxergando nas plantas importantes colaboradores para melhorar a qualidade do ar destes ambientes. Essa pesquisa identificava prédios públicos que apresentavam muito presentes os COV’s (compostos orgânicos voláteis) como Síndrome dos edifícios doentes e buscou criar soluções para tal fato.

As plantas em sua grande maioria ajudam a melhorar a qualidade do ar em seu entorno devido suas trocas gasosas e pela produção de oxigênio, importante colaborador nessa melhora e essencial para o ser humano. Segue sugestão de espécies de plantas fáceis de cuidar dentro de casa e que se enquadram nas condições aplicadas pelos pesquisadores:

1. Hedera helix L.(herinha inglesa)

2. Spathiphyllum wallisii Regel (lírio-da-paz)

3. Sansevieria trifasciata (espada-de-são-jorge)
4. Chlorophytum comosum (clorofito)
5. Dracaena marginata Hort.(pleomele ou dracena-de-madagascar)
6. Aloe vera (babosa)
7. Epipremnum pinnatum (jiboia)


8. Rhapis excelsa (ráfia)
9. Gerbera jamesonii Adlam (gérbera)
10. Rhododendron simsii Planch. (azaléia) essa precisa de bastante sol.
11. Nephrolepis exaltata (samambaia)
12. Chamaedorea seifrizii (chameadorea)

Você encontra facilmente no mercado estas plantas e não são caras para só montar um vaso (pequeno, médio ou grande). Importante é você escolher de acordo com o espaço que tem (sala, escritório, casa, quarto e etc.).

Ficou interessado? Envie uma foto de seu espaço/local que damos a sugestão que se adapte melhor!

E-mail: bragapaisagismo@gmail.com

Fonte (acessados dia 08/06/2016, entre 07:41h e 08:20h):

http://www.curapelanatureza.com.br/post/03/2016/nasa-recomenda-estas-12-plantas-para-purificar-o-ar-da-nossa-casa

http://www.wolvertonenvironmental.com/air.htm

Fotos: internet

Diógenes Braga – www.tersinapaisagismo.com.br

NENHUM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta